Transamazon +25 convida o mundo a conhecer e defender a maior floresta tropical do mundo. Lar de 25 milhões de brasileiros, esta vasta região é um tesouro de valor inestimável. Os aventureiros irão abrir uma janela na região e inspirar as pessoas a preservar a floresta e proteger os direitos das pessoas que a chamam de casa.

A Rodovia Transamazonica é a terceira maior do Brasil, ligando o nordeste da Paraíba ao vasto estado do Amazonas. Sua construção começou na década de 1960 e agora, 50 anos depois, se estende por mais de 4.000 km, metade da qual ainda não é pavimentada incluindo o trecho escolhido para esta aventura.
Os pesquisadores / aventureiros Osvaldo Stella, Paulo Moutinho e Chris Cassidy vão pedalar 1.000 km, da cidade deItaituba, nas margens do rio Tapajós, para Humaitá as margens do Rio Madeira, que drena um grande arco do Andes.

Poeira, calor, insetos, chuva e lama aguardam os ciclistas. Assim como paisagens incrivelmente e bonitas, desafio atlético extremo e encontros com pessoas resistentes que sobrevivem na fronteira sem apoio ou conveniênci as, mas sempre abraçando a esperança para uma vida melhor. Durante esta odisseia, Osvaldo e seus colegas viajantes irão trocar histórias e experiências com moradores da região. As mudanças na Amazônia serão mostradas através de seus olhos e contados com suas histórias.